Esta seção apresenta os projetos do GPEACS aos quais os estudantes de graduação e pós-graduação estão vinculados.
O projeto visa analisar as ações de sustentabilidade e de Educação Ambiental nas escolas estaduais do Paraná em três regionais de ensino (NRE): Curitiba, Toledo e Litoral. Financiado pela Universidade Federal do Paraná. Durante a primeira fase do projeto, em 2021, foi enviado um formulário eletrônico para das todas as escolas dos Núcleos. Em cada uma das regionais foi obtida a seguinte adesão: Curitiba (41,1%); Toledo (64,13%) e Paranaguá (44,26%). Os dados foram sistematizados com a finalidade de traçar um panorama geral da situação da Educação Ambiental nos três Núcleos. Neste segundo momento, objetiva-se aprofundar e analisar a realidade por meio de entrevistas ou grupos de discussão. Assim, por meio da análise da realidade das escolas em relação a sustentabilidade ambiental se pretende compreender as perspectivas teóricas e metodológicas das ações educativo-ambientais realizadas em turmas de Ensino Médio e Fundamental de escolas públicas estaduais. Da mesma forma, se pretende descrever as práticas pedagógicas voltadas à temática ambiental elaboradas e/ou executadas pelos professores como resposta as demandas socioambientais contemporâneas de forma qualitativa e com base no estudo de boas práticas, o que não foi possÃvel realizar na primeira fase da pesquisa. Portanto, a pesquisa aborda a temática da inserção da Educação Ambiental e da sustentabilidade nas escolas com base no uso de metodologias quantitativas e qualitativas.
Participação em eventos cientÃficos.
Publicação de artigos em revistas indexadas.
Publicação de livros.
Realização de eventos com a participação da comunidade escolar.
Aproximação entre setor público (Núcleos Estaduais de Educação) e universidade para promoção de outras parcerias.
Os dados coletados podem subsidiar polÃticas públicas estaduais e municipais de Educação Ambiental e outros documentos de gestão e iniciativas regionais que visem a justiça social, direto à educação e a sustentabilidade.
Os dados podem ser utilizados para os processos de avaliação das unidades escolares em relação às suas ações de sustentabilidade, Educação Ambiental e interação com a comunidade.
Promoção de eventos com participação da comunidade e publicação de um livro com as Boas Práticas de Educação Ambiental nas escolas (co-autoria dos professores de escolas públicas).