Sobre

O GPEACS, Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade, foi criado em 2019. Sua constituição foi um esforço articulado por vários/as pesquisadores/as da Universidade Federal do Paraná, que a partir das pesquisas que já desenvolviam, identificaram a necessidade de constituir e formalizar um grupo de trabalho que integrasse suas ações no campo da Educação Ambiental. Assim, com a chancela da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná, o grupo foi registrado no Diretório do CNPq e reconhecido dentre os grupos de pesquisa da área da Educação, mais especificamente no campo da Educação Ambiental.

Ao compreender a complexidade da Educação Ambiental e sua importância para a sociedade contemporânea, o grupo definiu suas ações com base no esforço de desenvolver pesquisas e formar pesquisadores para atuar em diferentes espaços em que os processos educativos se desenvolvem. Assim, as pesquisas abrangem espaços escolares e não-escolares, para desenvolver pesquisa, formação ou intervenção.

O GPEACS atua na formação de estudantes de graduação e pós-graduação, procurando subsidiá-los em suas pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e outros projetos acadêmicos. Atua no âmbito de projetos de pesquisa e extensão coordenados pelas líderes e membros do grupo, propiciando um momento de formação e contribuição para a atuação profissional do estudante como pesquisador comprometido com a sociedade.

Instituição do grupo:

• Universidade Federal do Paraná
  • Setor de Educação | Setor Litoral | Setor Palotina

Objetivos do grupo:

• Discutir metodologias de pesquisa em Educação Ambiental.
  • Proporcionar um intercâmbio de práticas e saberes que repercute na formação de graduandos e pós-graduandos na área de Educação Ambiental.
  • Promover a divulgação e comunicação entre os projetos desenvolvidos na área de Educação Ambiental.
  • Fomentar a interdisciplinaridade e a transversalidade durante a pesquisa e a prática da Educação Ambiental.
  • Divulgar publicações científicas, ações de extensão e eventos acadêmicos.

Dinâmica do grupo:

• Desenvolvimento de pesquisas individuais ou coletivas sobre a Educação Ambiental.
  • Leitura e discussão de artigos científicos.
  • Prévias de apresentações.
  • Apresentações sobre andamento de projetos, pesquisas, resultados de pesquisas e relatórios.
  • Rodas de conversa, grupos de estudo e intercâmbio com outros grupos de pesquisa.
  • Seminários temáticos, participação em eventos científicos e redes de cooperação.
  • Publicação conjuntas e divulgação científica nacional ou internacional.

Temas a serem abordados:

• Pesquisa Qualitativa e Quantitativa.
  • Campos de Pesquisa.
  • Contextos de Pesquisa.
  • Referenciais teóricos.
  • Ética na pesquisa: Comitê de Ética na pesquisa com seres humanos.
  • Relevância social e científica da pesquisa.
  • Projetos de Pesquisa.
  • Eventos na área.
  • Periódicos na área.
  • Redação científica nessa abordagem de pesquisa.

Linhas de Pesquisa:

• Educação Ambiental em contextos escolares e não escolares.
  • Educação Ambiental em áreas verdes urbanas.
  • Ética, estética e política na educação ambiental.
  • Formação de professores e práticas pedagógicas na escola e no Ensino Superior.
  • Educação Ambiental e Educação do Campo.
UFPR

UFPR